terça-feira, 22 de novembro de 2016

[DEBATE EM COIMBRA] 25 DE NOVEMBRO DE 1975. REFLEXÕES



COLÓQUIO/DEBATE: "25 de Novembro de 1975. Reflexões.

DIA:
24 de Novembro 2016 (18,00 horas);
LOCAL: Casa da Cultura (Rua Pedro Monteiro), Coimbra;


ORADORES : Coronel Vasco Lourenço | Coronel Diamantino Gertrudes da Silva | Moderação de Manuela Cruzeiro (investigadora do CES)

Trata-se de um debate/reflexão sobre os acontecimentos incontornáveis que envolveram o 25 de Novembro de 1975. Passados 41 anos sobre esse dia que reconfigurou o tecido militar-político-económico saído da revolução de Abril, será de boa utilidade fazer um debate desapaixonado sobre os seus antecedentes e observar a problemática em causa nesse momento em que irá culmina todo o PREC. Golpe militar radical, como dizem uns, ou golpe da facção moderada do MFA, segundo dizem outros, o 25 de Novembro de 1975 marca decisivamente uma viragem na política portuguesa, que não mais terá retorno. Saber quantos “golpes”, tantas quantas as forças militares e políticas em presença, existiram será porventura uma questão curiosa. Mas, o que politicamente mudou a partir desse dia terá de ser uma questão, necessariamente, de reflexão.     

J.M.M.

2 comentários:

Manuel Paula disse...


Quando se chegou ao “25 de Novembro” de 1975, o país estava dividido, não só partidariamente, mas também no campo político/militar. Aí, as posições estavam mesmo extremadas de tal maneira, que o espectro da guerra civil, pairava no "horizonte próximo". Felizmente, de ambos os lados em confronto, emergiu uma espécie de "grito de revolta", contra essa sinistra e terrível eventualidade. E, os ideais e valores de “Abril”: Democracia, Liberdade, justiça social…haviam de prosseguir essencialmente, porque a esquerda revolucionária,juntamente com a chamada esquerda moderada do MFA era sociologicamente maioritária. A mesma tendência repercutia-se na política partidária de então.

Reflito muitas vezes, sobre os Homens que sincera e patrioticamente, tudo fizeram, para evitar uma tragédia (a guerra civil).

Manuel Paula


Manuel Paula disse...


Obrigado Capitães! Pela Democracia, Liberdade e, por tudo que "Abril" nos deu, que foi tanto....

Coronéis
Diamantino Gertrudes da Silva
Tomaz Ferreira

Até Sempre!

Muito obrigado!