quinta-feira, 14 de julho de 2016

CENSURA CONTINUA A SER TEMA DE INVESTIGAÇÃO NO MUSEU BERNARDINO MACHADO

No âmbito do ciclo de conferências A Censura na Ditadura Militar e no Estado Novo realiza-se amanhã, 15 de Julho de 2016, pelas 21.30h, no Museu Bernardino Machado uma nova sessão.

O convidado será Henrique Barreto Nunes.

O tema desta conferência é Estes Escritores Morreram.

Sobre o conferencista Henrique Barreto Nunes podemos dizer que nasceu em Monção, em 1947. Fez o curso de História na FLUC, que terminou em 1972, frequentando depois o curso de Bibliotecário-Arquivista, que terminou em 1974. Desde 1986 foi Assistente Convidado do Curso de Especialização em Ciências Documentais da Faculdade de Letras do Porto e docente da disciplina de Leitura Pública em cursos similares das Universidades de Lisboa e de Coimbra. Dedicou-se à defesa da causa do Salvamento da Bracara Augusta, fundador e dirigente da ASPA (Associação para a Defesa, Estudo e Divulgação do Património Cultural e Natural) e envolveu-se na luta  por outras outras causas cívicas.

Desempenhou as funções de director da Biblioteca Municipal de Braga até 2010, quando se aposentou.

Foi ainda membro da Assembleia da Universidade do Minho, foi eleito para o referido Senado Universitário, membro do  Conselho Cultural e da Comissão Instaladora da Casa-Museu de Monção, ainda do Conselho Científico da Sociedade Martins Sarmento (Guimarães), Conselho Consultivo da associação literária “Autores de Braga”, integrou o Conselho Superior das Bibliotecas Portuguesas, o Conselho Consultivo do Instituto Português do Livro e da Leitura e o Núcleo de Apoio do Serviço de Bibliotecas da Fundação Calouste Gulbenkian, foi ainda membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura.

Foi dirigente da BIBLIOMÉDIA, da Secção Portuguesa do IBBY e da LITTERA, pertenceu em diferentes períodos aos corpos dirigentes da BAD.
Tem colaborado regularmente na imprensa minhota, como “Notícias do Minho” (Braga), “A Terra Minhota” (Monção) e “Diário do Minho” (Braga). Dirigiu as revistas “Mínia” (ASPA) e "Bibliomédia", foi coordenador editorial da revista “Forum” (Conselho Cultural da Universidade do Minho) e director do “Solta Palavra : Boletim do CRILIJ” (Porto).

Publicou:

- “Da Biblioteca ao Leitor” (Braga : Autores de Braga, 1996; 2ª ed. 1998);
- “Tradições académicas de Braga” [coord. e co-autor], (Braga : AAUM, 2001).

O currículo do conferencista pode ser consultado AQUI.

A divulgar e participar com todo o empenho.

A.A.B.M.

Sem comentários: